sexta-feira, 8 de junho de 2007

Lapso de Memória ou Efeito de Esponja

Provavelmente em todas as reuniões internas dos partidos, empolgamo-nos e falamos só para dentro da casa, para os nossos.
Por convicção consideramos que o nosso partido é sempre o centro. Tão convictos estamos, que no calor da conversa, certamente esquecemos que muitas vezes só somos poder, nem que seja local, por termos feito uma aliança, uma coligação formal, com outra força política.
E é o somatório dessas 2 ou mais forças políticas que nos deram a vitória.
Efectivamente esta é a situação de Coimbra. Uma coligação pré - eleitoral (PSD/CDS-PP/PPM) leva-nos, pela 2ª vez, a liderar os destinos da cidade.
Por isso, porque vencemos em Coligação, caso contrário nenhum destes partidos teria vencido, per si, é obvio que a Câmara de Coimbra “não é de um só partido”, como o afirma e muito bem, o seu Presidente (Social Democrata).
Só que não é de um só partido, não por, “PS e a CDU aceitarem responsabilidades executivas”, mas sim e em 1º lugar, por ter sido uma coligação, na qual o CDS/PP e o PPM, entraram.
No caso do CDS/PP, até temos um Vereador e que também tem responsabilidades executivas.
É este o 1º factor, para a Câmara de Coimbra, não ser de um só partido!


Campeao das Províncias

Escrito por Rui Avelar
05-Jun-2007

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra voltou a aludir, sábado, ao abandono das funções autárquicas em 2009, em coerência com a anunciada recusa de se perfilar para terceiro
Ao intervir numas Jornadas Autárquicas organizadas pela Comissão Concelhia do PSD/Coimbra, Carlos Encarnação disse que já pode ir-se embora (…)
(…) Com uma intervenção parcialmente dedicada a dar respostas a críticas de que tem sido alvo, Carlos Encarnação disse que Coimbra “não tem uma Câmara de um só partido”, tendo feito notar que o PS e a CDU aceitaram responsabilidades executivas através dos vereadores Álvaro Seco e Gouveia Monteiro, respectivamente.
“A nossa visão da democracia é oposta à da de outras pessoas”, comentou (…)



Como subscrevemos, na íntegra, que a nossa visão da democracia, também é oposta à da de outras pessoas, não podíamos deixar de esclarecer:
A Câmara de Coimbra não é de um só partido, leia-se certamente PSD, pois o CDS/PP, também lá está.
Um pequeno esclarecimento que nos pareceu pertinente,
É que na vida e na política, pequenos lapsos de memória, mesmo sem intenção, apenas resultado de estarmos entre os nossos, podem correr o risco involuntário de “efeito de esponja”!
“Efeito de esponja” mais acelerado, quando por acaso na sala do discurso temos jornalistas, que cumprindo o seu papel, reproduzem o que se diz e não certamente o que estaria na mente do orador.
É neste sentido que se impunha uma rectificação, não ao noticiado, mas ao que o Autarca, deveria ter dito, e provavelmente pensava…
mas que na verdade ficou por dizer!

Maria Reina