domingo, 15 de abril de 2007

O deputado ausente - dois anos de oposição interna

Portas foi a Famalicão onde foi recebido pelo seu amigo Nuno Melo. O presidente da Distrital de Braga aproveitou a presença do candidato a líder para nos dispensar um perdão pascal pelas grosserias que ao longo dos últimos dois anos ele cometeu contra o CDS.
O candidato a líder brindou-nos com duas reflexões, a primeira sob a forma de pergunta: “como é que se faz melhor oposição ao engenheiro José Sócrates: a partir da bancada da Assembleia da República onde se travam os debates com o Primeiro-Ministro ou a partir da bancada do Parlamento Europeu?”.
Para Portas a pergunta é meramente retórica – ao longo dos últimos dois anos em que ele se passeou pela Assembleia da República não foi visto nem ouvido a fazer uma única pergunta ao primeiro-ministro nem mostrou qualquer intuito ou veleidade de fazer oposição a não ser à direcção do partido a que pertence.
A questão merece aliás uma reflexão adicional: o Grupo Parlamentar é o que é e é à imagem e semelhança de Paulo Portas. O CDS estaria condenado a encontrar forçosamente neste Grupo o seu líder? E se o os militantes – como já ocorreu – quiserem outro líder, faz-se o quê?
A resposta de Paulo Portas parece estar dada: derruba-se esse outro líder e volta ele. Veremos o que dizem sobre isto os militantes.
A segunda reflexão é tão boa como a primeira: :”De que é que o CDS mais precisa neste momento? De uma atitude de paz e união dentro do partido e combate ao PS e ao seu Governo ou de guerras e guerrilhas cá dentro?”. Todos concordamos que aquilo de que o CDS mais precisa é de paz e união interna e boa oposição à esquerda, mas sobretudo, de ser muito propositivo na sua agenda de valores.
Por isso, faço uma pergunta a Paulo Portas: se ele concorda com esta resposta, como explica o comportamento que teve e incentivou outros a ter de fomento de guerras e guerrilhas internas, de golpes palacianos, de atropelo de regras, de desrespeito pelas decisões de dois congressos do CDS?
João Mota Campos

Sem comentários: